Venda Online para PMEs (Pequenas e Médias Empresas)

Na situação pós-pandémica que vivemos, as vendas pela Internet vieram para ficar e para as PMEs é uma grande oportunidade de expandir o seu público, não havendo a limitação de um local fixo de um estabelecimento tradicional, podem abranger uma cidade inteira ou todo o país.

Para isso, geralmente existem 2 opções.

Publique seus produtos em plataformas web ou Marketplace.

Dos quais os maiores e mais conhecidos são a Amazon e o Mercado Libre da América Latina.

Vantagens: baixo custo e exposição a um público amplo, paga-se um percentual de comissão pelos produtos vendidos, que varia de acordo com a plataforma, e há opções de publicação gratuita que costumam expirar após um certo tempo e têm menos exposição e opção de publicações pagas com planos mensais que não vencem e têm maior exposição.

Desvantagens: adaptar-se às regras do Marketplace, baixa diferenciação e concorrência de preços. Embora se consiga uma grande exposição dos seus produtos, existem também muitos mais a oferecer os mesmos e, inevitavelmente, o fator que define a venda é o preço.

Crie sua própria loja online.

Vantagens: controle, você cria as regras, amplas possibilidades de se diferenciar da concorrência, de posicionar sua empresa e de reter seus clientes no longo prazo. Além de poder traduzir essa diferenciação em valor acrescentado, a um preço superior pelo produto ou serviço entregue.

Desvantagens: custo médio de implantação, é necessário fazer um investimento médio para a implantação da Loja Online, que é feito apenas uma vez e depois um investimento médio-baixo em publicidade paga para atrair público ao seu site, que deve ser feito mensalmente até que os níveis de vendas esperados sejam alcançados.

Ambas as opções são viáveis ​​e a escolha dependerá principalmente do foco no tempo, seja curto ou médio-longo prazo, e podem ser combinadas para avaliar os resultados e a experiência operacional.

E a minha loja física?

Caso a empresa possua local físico, recomenda-se habilitar a opção de retirada na loja que funciona muito bem para todas as pessoas que preferem economizar no frete e também gera o efeito de atrair para o local um novo público que de outra forma não teria chegado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima